Banner Radio
Texto:Cambone: O interprete do terreiro
04/02/2019 20:05 em Umbanda

O cambone é aquele que acende a vela, o charuto, ajuda a entidade em tudo que for preciso. Ele não incorpora, mas tem a função de ficar atento a tudo, de zelar pelo atendimento, aos pedidos das entidades e ajudar os consulentes na comunicação com as entidades e principalmente, ser sigiloso, pois cada pessoa que passa com um preto velho ou um caboclo traz uma história, um problema e que deve se manter ali. Os cambones aprendem a importância do sigilo, pois o que é ouvido durante os passes, não deve ser passado a diante, respeitando esse silêncio, independente do assunto.

 O cambone é o interprete entre as entidades e os consulentes, já que nem sempre a linguagem do espirito é entendida, mas por ter intimidade com o comportamento do espirito ali presente, para ele, é muito claro. Por receber influências de diversas vibrações dos médiuns e consulentes, a função de cambonagem torna-se complexa, aprendendo também diferenciar as entidades e o que cada uma usa, como: bebida, fumo, fala, o que manipulam para o auxilio nos passes e etc.

Sem os cambones não seria possível o bom atendimento do terreiro, vamos olhar com carinho para eles, eles são essenciais para a composição do terreiro e da comunicação entre entidade e consulentes.

 

Salve os cambones!

 

Texto: Ellen Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!