Banner Radio
Notícia: Dia da Umbanda é comemorado na Câmara Municipal de SP
18/11/2016 12:35 em Sociedade
2016-11-16-ss-comemoracao-dia-da-umbanda-abueno1677abre

Solenidade foi iniciativa do vereador Quito Formiga (PSDB) e reuniu a comunidade umbandista para celebração
Foto: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

O Dia Nacional da Umbanda foi comemorado em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (16/11), no Salão Nobre da Câmara Municipal. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Quito Formiga (PSDB) e reuniu a comunidade umbandista para celebração.

A data é comemorada no dia 15 de novembro. De acordo com a história, em 15 de Novembro de 1908 um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, e mandado criar um novo culto, a Umbanda.  Com isso a data foi escolhida pelas entidades federativas do Rio de Janeiro, durante a I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda como o dia oficial da religião.

“Para nós é um dia da força universal espiritual, 15 de novembro. E graças a Deus, os templos estão todos aí trabalhando de portas abertas, com os caboclos curando as pessoas gratuitamente. É a força de cada médium e de cada entidade. Representa a religião universal”,  disse o babalorixá Jamil Rachid, presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil.

“Há 40 anos nossos decanos, nosso baluartes trabalhavam incansavelmente para ter o reconhecimento público. E primeiro veio o reconhecimento municipal através do projeto do vereador Quito Formiga, lei nº 15323 de 2010, e depois veio o reconhecimento nacional. Então, tem uma grande importância para nós, e muitos desejaram ver e participar deste dia. A família umbandista celebra esse dia com grande fervor”, ressaltou o idealizador da comemoração, Pai Engels de Xangô, presidente da Escola de Curimba e Arte Umbandista Aldeia de Caboclos-organizada.

A Umbanda é uma religião considerada totalmente brasileira, criada a partir de características de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas. “Estou aqui fazendo às vezes do vereador Quito formiga que é não o único, mas talvez hoje, em atividade, é o maior representante desta religião na Casa. Eu fico muito feliz porque eu também sou adepto do espiritismo e creio, então fico muito à vontade. Tenho muito respeito e fico muito feliz de ter sido escolhido por ele para poder dar continuidade no evento de hoje”, destacou o vereador Mario Covas Neto (PSDB), que presidiu a solenidade na Câmara.

 

FONTE: http://www.camara.sp.gov.br/blog/dia-da-umbanda-e-comemorado-na-camara-municipal/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!